En portugués
Este artigo aborda a questao dos corpos no jardim-de-infância, com base na investigacao realizada para obter um mestrado em Educacao da Primeira Infância. Procura analizar as interaccoes corporais no jardim de infância e o lugar das corporealidades na formacao de professores. A escuta a que este texto se refere nao e apenas uma escuta dos ouvidos, mas acrescenta a perspectiva da escuta como uma accao que implica uma atencao dirigida aos outros; uma atencao que envolve o corpo, os sentidos, as emocoes e a intencionalidade. Tem em conta a voz dos professores, as concepcoes sobre corporeidades, a disponibilidade do corpo docente e a disponibilidade das instituicoes educativas. Entendemos a educacao como um ato etico e politico a partir do qual podem ser consideradas as questoes referentes as interacoes corporais nos primeiros anos de vida da crianca.
En español
Este artículo retoma la pregunta por los cuerpos en el jardín maternal, a partir de la investigación realizada para la obtención del título de Magister en Educación infantil. Se busca analizar las interacciones corporales en el jardín maternal y el lugar de las corporalidades en la formación docente. La escucha a la que refiere este texto no es sólo una escucha de oídos, sino que suma la perspectiva de escuchar como acción que implica una atención dirigida a los demás; una atención que involucra al cuerpo, los sentidos, las emociones y la intencionalidad. Se toman en cuenta la voz de los docentes, las concepciones sobre corporalidades, la disponibilidad corporal docente y la disponibilidad de las instituciones educativas.