Busque entre los 165885 recursos disponibles en el repositorio
Com a Internet e as facilidades de acesso a recursos colaborativos da web social, os usuários dispõem de autonomia e agilidade no acesso às informações. A EaD acontece por meio das tecnologias digitais e esses recursos auxiliam a inovar a metodologia educacional tradicional, favorecendo a criação de materiais multimodais para realização de estudos. Devido à grande quantidade de conteúdos digitais produzidos para a primeira edição do curso de graduação em Licenciatura em Letras Espanhol EaD, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os tutores e professores atuantes no curso sentiram a necessidade de localizar e recuperar de maneira mais rápida os Objetos de Aprendizagem (OAs) das disciplinas dos semestres anteriores. Desta forma, a Coordenação, juntamente com a equipe de produção de material didático optou pela gestão e disseminação dos materiais em um único local, que fosse institucional e aberto a toda a comunidade universitária e demais interessados. Neste caso, o Repositório Institucional de Conteúdos Digitais da UFSC foi pensado como sendo a ferramenta mais propícia para a padronização, organização e o compartilhamento dos objetos, já que era institucional, gratuito e de livre acesso, além de ter como proposta tornar disponível e acessível a produção científica da UFSC. Portanto, o objetivo deste trabalho é o relato da experiência e da metodologia utilizada para o mapeamento, seleção, organização e disseminação dos OAs produzidos no curso de Língua Espanhola EaD no Repositório UFSC. Para a realização deste estudo de caráter tanto descritivo quanto exploratório, foram definidos diferentes métodos de pesquisa ao longo do processo, como o desenvolvimento de metodologias de tratamento da informação e levantamento de dados. Apesar de ainda não finalizado, as investigadoras apresentam consideráveis resultados a serem ampliados e analisados. A primeira etapa do trabalho, ainda em andamento, totaliza 1007 OAs mapeados das duas primeiras edições, sendo 207 já indexadas no Repositório UFSC até o presente momento. Para avaliar o impacto das ações tomadas na etapa inicial do trabalho, foi enviado um questionário on-line direcionado a 49 profissionais do curso (tutores e professores) sobre a utilização do Repositório UFSC, levando em conta o processo e a capacitação dos usuários. Por meio do questionário, foram obtidas 15 respostas com informações pertinentes a fim de auxiliar no acompanhamento do trabalho feito, permitindo a reflexão sobre as práticas e decisões tomadas bem como a retroalimentação das etapas anteriores.
En españolCon la Internet y las facilidades de acceso a recursos colaborativos de la web social, los usuarios disponen de autonomía y más velocidad en el acceso a las informaciones. En la educación, esos recursos dan soporte para la innovación de la metodología educacional tradicional, como, por exemplo, en la modalidad de enseñanza a distancia. La EaD ocurre por medio de tecnologías digitales,y esos recurso corroboran con la innovación de la metodología educacional tradicional, favoreciendo la creación de materiales multimodales para la realización de estudios. Debido a la gran cantidad de contenido digital producido para la primera edición del curso de graduación en Licenciatura en Letras Español de la Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), los tutores y profesores del curso sintieron la necesidad de localizar y recuperar de manera más simple y rápida los Objetos de Aprendizaje (OAs) de las asignaturas de los semestres anteriores. De esta forma, la Coordinación y el equipo de producción de material didáctico decidieron por la gestión y diseminación de los materiales en un único lugar, que fuera institucional y abierto a toda la comunidad universitaria y demás interesados. En este caso, el Repositório Institucional de Conteúdos Digitais da UFSC fue la herramienta más propicia para la patronización, organización y compartimiento de los OAs, ya que es gratuito y de acceso libre, además de tener como propuesta tornar disponible y accesible la producción científica de la UFSC. El objetivo de este trabajo es el relato de la experiencia y de la metodología utilizada para el mapeo, selección, organización y diseminación de los OAs producidos en el curso de Lengua Española a distancia en el Repositorio UFSC. Para la realización de este estudio de carácter tanto descriptivo como exploratorio, fueron definidos distintos métodos de investigación a lo largo del proceso, como el desarrollo de metodologías del tratamiento de la información y el levantamiento de datos. Pese a no estar finalizado, las investigadoras presentan, en este trabajo, considerables resultados que todavía serán ampliados y analisados. La primera instancia del trabajo, todavía inacabado, totaliza 1007 OAs mapeados de las dos primeras ediciones del curso, siendo que, de estas, 207 ya fueron indexadas en el Repositorio UFSC hasta el presente momento. Para evaluar el impacto de las acciones tomadas en la etapa inicial del trabajo, fue enviada una encuesta en línea para los 49 profesionales del curso (tutores y profesores) sobre la utilización del Repositorio, teniendo en cuenta el proceso y capacitación de los usuarios. Con la encuesta, fueron obtenidas 15 respuestas con informaciones pertinentes a ser discutidas con el fin de auxiliar en la orientación del trabajo hecho, permitiendo la reflexión sobre las prácticas y decisiones tomadas, asi como el feedback de las etapas anteriores.
Repositório de dados científicos.