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Pesquisas de natureza cognitivista apontam como fundamental o conhecimento do nome da letra para a aprendizagem da leitura e da escrita, considerando-o um pré-requisito no processo de alfabetização. No entanto, pesquisas de natureza psicogenética marcam que a utilização da informação (nome da letra) está condicionada pela maneira com que a criança entende o funcionamento do sistema de escrita. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi investigar a relação entre identificar as letras por seus respectivos nomes e a possibilidade de utilizá-las pertinentemente em contextos de escrita e de completar palavras, observando a influência exercida pela motivação fonológica das letras. Solicitamos a participação de 48 crianças pré-alfabéticas, no período fonetizante, entre 5 e 6 anos, que frequentavam a última etapa da educação infantil, em unidades escolares públicas da região central de São Paulo. Organizamos as crianças em 3 grupos de 16 integrantes, segundo o nível de escrita (silábico sem valor sonoro convencional, com valor sonoro convencional, e silábico-alfabético). Em entrevistas individuais, as crianças realizaram três tarefas: identificação de letras fora de contexto, escrita de palavras e completar palavras desprovidas da letra inicial. Os resultados indicam que o efeito da motivação fonológica ligada ao nome da letra difere entre as diferentes tarefas, ou seja, pode influenciar positivamente em algumas e negativamente em outras, variando também segundo o nível conceitual de cada criança. Realizamos análise multivariada para determinar: se identificar letras influencia na tarefa de escrita e de completar palavras; a influência do nível conceitual para identificar, escrever e completar palavras; e a influência da motivação fonológica no desempenho infantil. Os resultados indicam que as possibilidades da criança para utilizar e integrar informações para escrever e completar palavras não dependem do conhecimento do nome da letra.
En españolLas investigaciones de naturaleza cognitivista señalan que es fundamental el conocimiento del nombre de la letra para el aprendizaje de la lectura y de la escritura, considerando este saber cómo un prerrequisito en el proceso de alfabetización. Sin embargo, investigaciones de naturaleza psicogenética, marcan que la posibilidad de utilizar la información está condicionada por la manera que el niño entiende el funcionamiento del sistema de escritura. En este sentido, el objetivo de este trabajo fue investigar la relación entre identificar las letras por sus respectivos nombres y la posibilidad de utilizarlas adecuadamente en contextos de escritura y de completar palabras, observando la influencia ejercida por la motivación fonológica de las letras. Solicitamos la participación de 48 niños pre-alfabéticos, en el período fonetizante, entre 5 y 6 años, que frecuentaban la última etapa de la educación infantil, en unidades escolares públicas de la región central de São Paulo. Organizamos a los niños en tres grupos de 16 integrantes, según el nivel de escritura que presentaban (silábico sin valor sonoro convencional, con valor sonoro convencional y silábico-alfabético). En entrevistas individuales realizaron tres tareas: identificación de letras fuera de contexto, escritura de palabras y completar la escritura de palabras carentes de letras iniciales. Los resultados indican que el efecto de la motivación fonológica ligado al nombre de la letra difiere entre las diferentes tareas, o sea, puede influenciar positivamente en algunas y negativamente en otras, variando según el nivel conceptual de cada niño. Realizamos un análisis multivariado para determinar sí identificar letras influía sobre la tarea de escritura y completar palabras; la influencia del nivel conceptual para identificar, escribir y completar palabras; y, la influencia de la motivación fonológica en rendimiento infantil. Se mostró que las posibilidades del niño para utilizar e integrar información para escribir y completar palabras, no dependen del conocimiento del nombre de la letra.