No Brasil, a necessidade de estudos sistematizados e constantes dos problemas brasileiros de educação vem desde o Império; por várias vezes foi a instituição de um órgão nacional de estudos pedagógicos lembrada por seus estadistas. Na Assembléia Constituinte de 1923 sugeria-se a criação de um instituto encarregado de por meio de verificações adequadas, controlar o que era ensino e o que dele resultava, como que num modo indireto de estudar os problemas por ventura existentes. No Segundo Império tomou corpo a idéia de um conselho encarregado de fazer os controles mencionados e do exame das questões gerais do ensino; estavam aí as primeiras propostas de encorajar a pesquisa educacional dos métodos de ensino e contribuir para o aperfeiçoamento da cultura de professores e mestres sobre as possibilidades educacionais.
Notas
Trabajo presentado en el Panel 6: Producciones, encuentros y conflictos entre pedagogías y escuelas
Información general
Fecha de exposición:agosto 2006
Fecha de publicación:2006
Idioma del documento:Portugués
Evento:XIV Jornadas Argentinas de Historia de la Educación (La Plata, Argentina, 9 al 11 de agosto de 2006)
Institución de origen:Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación; Sociedad Argentina de Historia de la Educación (SAHE)
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